fbpx
Concerto lírico e iluminação especial do Palácio Garibaldi abrem o Mia Cara

Concerto lírico e iluminação especial do Palácio Garibaldi abrem o Mia Cara

Edição on-line do festival de cultura italiana começa segunda-feira (24) e vai até o dia 6 de junho.

A partir desta segunda-feira (24), as cores da bandeira da Itália iluminam o Palácio Garibaldi. A iniciativa faz parte das ações da nona edição do Mia Cara e aos 75 anos da Festa della Repubblica – data comemorada dia 2 de junho em razão da proclamação da República da Itália. Além da cerimônia de abertura, às 19h30, com a presença do vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana, do Cônsul Geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia e do vice-presidente do Palácio Garibaldi, Benoni Constante Manfrin, está prevista a apresentação de concerto lírico.

Com direção musical e roteiro de Alexandre Mousquer, a transmissão será feita a partir das 20h no YouTube e Facebook do evento. Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, a nona edição do festival será inteiramente on-line e gratuita, dando ao público a chance de desfrutar de grandes apresentações com artistas nacionais e internacionais. 

Foto de Brunno Covello
Palácio Garibaldi. Foto de Brunno Covello

Para Mousquer, o roteiro criado para este concerto pretende contemplar duas grandes marcas da cultura Italiana: a ópera, com algumas das árias mais famosas de importantes compositores italianos, como Rossini, Verdi e Puccini; e também a obra de Dante Alighieri, que tem textos declamados fazendo uma ligação contextual e dramática entre as peças cantadas. Trechos desses textos foram selecionados pelo leiturista de Dante Alighieri e professor da Universidade Federal do Paraná, Ernani Fritoli, com adaptação do diretor de teatro Edson Bueno.

O evento ainda conta com a interpretação das Sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca e do Tenor Vitorio Scarpi, acompanhados pelo pianista Alexsander Ribeiro de Lara, declamações e comentários feitos pelo ator Mauro Zanatta, e também a direção cênica de Edson Bueno. “O concerto será um lindo espetáculo criado e produzido especialmente para o Mia Cara. Acredito que todos poderão se identificar com as lindas e conhecidas melodias das árias de óperas italianas mais populares”, comenta Mousquer.

O Mia Cara 2021 acontece de 24 de maio até 6 de junho. Muitas das atrações apresentadas neste período ficarão disponíveis nas redes sociais do evento, mesmo após o término do festival, para que o público possa apreciar ou rever os seus programas favoritos. 

Destaques da programação

Nas duas semanas de duração, a nona edição reserva uma rica programação cultural, ações de gastronomia e turismo e uma grande homenagem ao escritor Dante Alighieri. A cantora Carla Cocco encerra o festival com apresentação gravada nos arredores de Roma. Com patrocínio do Banco BRDE, Sanepar, Copel, Celepar, Detran, Havan e Fomento Paraná, a programação completa do Festival Mia Cara está disponível em miacara.com.br. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura com apoio do Comites Curitiba, Festval, GME, Angelina Caron, Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura – Icac, Sociedade Garibaldi, Centro Europeu, Mozzarellart, Santa Maria Papéis, Carti Mais, Gardenia Orchidea, Família Martinelli, UFPR e ENIT. 
Serviço:

Concerto Lírico | Programação:

24/05 | Transmissão pelo YouTube e Facebook Mia Cara
Concerto Lírico: Direção Musical e Roteiro de Alexandre Mousquer; Direção Cênica de Edson Bueno; Sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca; Tenor Vitorio Scarpi; Pianista Alexsander Ribeiro de Lara; Ator Mauro Zanatta; Contribuição Literária de Ernani Fritoli, Produção de Ricardo Trento.
Horário: 20h
Programa:
 “Va Pensiero” – Ópera “Nabucco” (Verdi) 4’40 – Ana Paula Machado, Ornella de Lucca e Vitorio Scarpi;
 “Overture” – Ópera “La Gazza Ladra” (Rossini) 2’30 – Interpretada ao piano, apenas primeira parte;
 Ator: (pequena contextualização de Dante e sua obra);
 “Firenze è Come Un Albero Fiorito” – Ópera “Gianni Schicchi” (Puccini) 2’20 – Vitorio Scarpi;
 “O Mio Babbino Caro” – Ópera “Gianni Schicchi” (Puccini) 2’40 – Ana Paula Machado;
 Ator: (texto e citação de Dante);
 “Quando Me’n Vo” – Ópera “La Bohème” (Puccini) 2’30 – Ornella de Lucca;
 “Amor Ti Vieta” – Ópera “Fedora” (Giordano) 2’00 – Vitorio Scarpi;
 Ator: (texto e citação de Dante);
“Caro Nome” – Ópera “Rigoletto” (Verdi) 5’30 – Ornella de Lucca;
 “Questa o Quella” – Ópera “Rigoletto” (Verdi) 2’20 – Vitorio Scarpi;
 Ator: (Texto e citação de Dante);
 “Un di Felice” – Ópera "La Traviata" (Verdi) 3’55 – Ana Paula Machado, Vitorio Scarpi
 “Sempre Libera” – Ópera La Traviata (Verdi) 4’20 – Ana Paula Machado;
 Ator: (Texto e citação de Dante);
“Libiano ne'lieti calici : Brindisi nell'opera La Traviata” (Verdi) 3'40 – Ana Paula Machado, Ornella de Lucca, Vitorio Scarpi.