fbpx

cinema

Mostra clássica clássica

Mostra clássica

de 27 de maio a 02 de junho

Sacco e Vanzetti - Giuliano Montaldo

No dia 14 de julho de 1921, exatamente 100 anos atrás, eram condenados à morte por homicídio nos Estados Unidos, os italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti. Em 1971, 50 anos depois da polêmica sentença, o diretor Giuliano Montaldo levantou o debate e dedicou um filme aos dois imigrantes italianos. No mesmo ano do premiado filme, a corte americana reparou o erro histórico. Em meio a duas datas importantes, 1921 e 1971, o filme “Sacco e Vanzetti” em versão restaurada e remasterizada, não poderia faltar na curadoria de cinema do “Mia Cara 2021”. Proibido no Brasil durante a ditadura militar, “Sacco & Vanzetti” é um filme inesquecível sobre uma página importante da história contemporânea, um dos melhores filmes do cinema político italiano dos anos 70. A trilha sonora de Ennio Morricone, especialmente a canção “Here’s To You” na voz de Joan Baez virou hino de uma geração. Prêmios: Melhor ator Festival de Cannes para Riccardo Cucciola. Nastro D’ Argento de melhor ator para Riccardo Cucciola e melhor trilha sonora para Ennio Morricone.

Título original: Sacco e Vanzetti
Ano de produção: 1972
País de produção: Itália
Direção: Giuliano Montaldo
Elenco: Riccardo Cucciolla, Gian Maria Volontè, Rosanna Fratello, Cyril Cusack.
Gênero: Drama político
Áudio: Italiano.
Legendas: Português.
Colorido
Tempo de duração: 120 min.
Faixa etária: 12 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Julieta dos Espíritos - Federico Fellini

Giulietta Masina, companheira de uma vida inteira do ‘maestro’ Federico Fellini, também foi uma grande atriz, ofuscada pelo sucesso do marido famoso, atuou bem menos de quanto merecia, mas as poucas vezes ela brilhou e foi premiada e notada pelo mundo todo. Charlie Chaplin declarou que era a sua atriz preferida, ele dizia que a Giulietta Masina era a sua versão feminina. Com “A estrada da vida” e “As noites de Cabíria” ela encantou o público com seu carisma. No entanto nos dois maiores sucessos de Fellini, “A doce vida” e “8 ½” , Giulietta Masina não consta no elenco, e para compensar essa ausência e “salvar o casamento”, nas palavras do próprio Fellini, ele decide escrever um filme especialmente para ela: “Julieta dos Espíritos”. O roteiro tornou-se o primeiro e único romance escrito por Fellini “Julieta”. O filme é visionário sobre a independência da mulher, uma espécie de “8 ½” versão feminina. De 1965, foi o primeiro longa em cores do Fellini, que na época declarou “O homem só será livre quando for livre a última mulher”. Para celebrar o centenário dessa grande atriz italiana que Caetano Veloso definiu “Aquela cara é o coração de Jesus”, o “Mia Cara 2021” apresenta “Julieta dos Espíritos” onde Giulietta Masina vive uma mulher que, ao descobrir a traição do marido, começa a ser acometida por visões, dando início a uma jornada de autodescoberta em que sonhos se misturam a realidade. Com deslumbrante fotografia em Tecnicolor, “Julieta dos Espíritos” é um espetáculo único para nossos olhos e nossos sentidos.

Título em português: Julieta dos Espíritos
Título original: Giulietta degli spiriti
País de produção: Itália
Ano de produção: 1965
Direção: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, Sandra Milo, Mario Pisu, Valentina Cortese, Valeska Gert, José Luis de Villalonga, Friedrich von Ledebur
Gênero: Drama
Áudio: Italiano
Legenda: Português
Tempo de duração: 148 min.
Colorido
Faixa etária: 12 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Feios, Sujos e Malvados - Ettore Scola

Para celebrar o centenário de Nino Manfredi, “Mia Cara 2021” apresenta um clássico do diretor Ettore Scola: “Feios, Sujos e Malvados”. Manfredi é um dos atores mais populares na Itália e o seu centenário é oportunidade para que as novas gerações descubram o talento desse artista que atuou em mais de 60 filmes. No filme selecionado, Manfredi é protagonista absoluto num filme original, incomodo e ousado até para os dias atuais. É literalmente um filme feio, sujo e muito malvado que serviu de palco para uma atuação memorável de Nino Manfredi. Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, “Feios, Sujos e Malvados” é uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola. Nesta edição especial, o filme é apresentado em versão restaurada e remasterizada. Giacinto (Nino Manfredi) mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. Feios, Sujos e Malvados é uma comédia social corrosiva e politicamente incorreta. Um marco do cinema italiano e mundial.

Título: Feios, Sujos e Malvados
Título original: Brutti, Sporchi e Cattivi
País de produção: Itália
Ano de produção: 1976
Direção: Ettore Scola
Elenco: Nino Manfredi, Francesco Anniballi, Maria Bosco, Giselda Castrini, Alfredo D’Ippolito, Giancarlo Fanelli, Marina Fasoli, Ettore Garofolo, Marco Marsili e Franco Merli
Gênero: Comédia
Idioma: Italiano
Legenda: Português
Tempo de duração: 115 min.
Colorido
Faixa etária: 18 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Anônimo Veneziano - Enrico Maria Salerno

Anônimo Veneziano” – Bolkan 80: Feliz aniversário Florinda – Junto com Sonia Braga, Florinda Bolkan é a atriz brasileira mais famosa no exterior. Sua carreira no cinema, teatro e televisão se desenvolveu na Itália, pais que ela adotou numa relação de amor recíproca. Florinda ou como é chamada na Itália “La Bolkan” trabalhou com os maiores diretores italianos: Luchino Visconti, Giuseppe Patroni Griffi, Damiano Damiani, Giuliano Montaldo, Elio Petri, Enrico Maria Salerno, Vittorio de Sica, Lucio Fulci, etc. Florinda atuou em mais de 50 filmes e ganhou três vezes o prêmio David di Donatello, considerado o Oscar do cinema italiano. Para celebrar o aniversário de 80 anos da atriz brasileira mais amada na Itália, o “Mia Cara 2021” selecionou um filme que revelou a versatilidade da atriz em todas as nuances que o papel exigia. São muitas emoções reunidas num só personagem. “Anônimo Veneziano” é um filme romântico que marcou toda uma geração. Enrico (o galã Tony Musante), um músico de renome, está muito doente e chama sua ex-mulher, Valeria (Florinda Bolkan), para visitá-lo em Veneza. Ao som da belíssima trilha sonora de Stelvio Cipriani, eles passeiam pelas ruas da cidade e conversam sobre o antigo relacionamento, o filho em comum, o amor e a vida. Com lindas imagens de Veneza, “Anônimo Veneziano” é um romance inesquecível. A partir do “Adágio do Concerto para Oboé e Cordas”, de Benedetto Marcello, compositor italiano do século XVIII, Cipriani criou uma romântica melodia para o filme. Prêmio David di Donatello especial para o diretor Enrico Maria Salerno e de melhor atriz para Florinda Bolkan. Prêmio do sindicato dos jornalistas de cinema da Itália para a trilha sonora de Stelvio Cipriani e de melhor fotografia para Marcello Gatti.

Título em português: Anônimo Veneziano
Título original: Anonimo Veneziano
País de produção: Itália
Ano de produção: 1971
Gênero: Romance
Direção: Enrico Maria Salerno
Elenco: Tony Musante, Florinda Bolkan
Idioma: Italiano
Legenda: Português
Tempo de duração: 91 min.
Colorido
Faixa etária: 12 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Anita e Garibaldi - Alberto Rondalli

Nada simboliza mais a química que une Brasil e Itália que a paixão de Anita e Garibaldi, uma história de amor que durou dez anos e se tornou infinita. “Anita e Garibaldi” é o filme escolhido para recordar o nascimento em 30 de agosto de 1821 de Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou simplesmente Anita Garibaldi, a “eroina dei due mondi”. O longa retrata a passagem de Giuseppe Garibaldi pelo Brasil, para onde fugiu em 1835 depois de ter sido condenado à morte na Itália por participar do movimento pela unificação da Península Itálica. Garibaldi seguiu para o sul do Brasil onde se juntou aos republicanos da Revolução Farroupilha e onde conheceu Anita na cidade catarinense de Laguna. A partir do momento em que eles se encontram, suas vidas tomam outro rumo e ambos vão influenciar a história dos dois países. O filme foi produzido pela Laz Audiovisual do curitibano Rubens Gennaro e dirigido pelo italiano Alberto Rondalli, nos papeis principais Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes. O longa foi rodado no Paraná e Santa Catarina. A trilha sonora é do compositor londrinense Arrigo Barnabé e a canção “Anita” é interpretada pela curitibana Thaís Gulin.

Título: Anita e Garibaldi
Direção: Alberto Rondalli
Gênero: Drama / História / Romance
Duração: 98 min.
Origem: Itália, Brasil
Ano: 2012
Faixa etária: 12 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

O Clube dos 27 - Mateo Zoni

Vinte sete são as óperas de Giuseppe Verdi e vinte e sete são as cadeiras vitalícias de uma academia criada na Itália para venerar o mestre. São todos adoradores do maior compositor italiano e cada membro do clube recebe o nome de uma ópera do Verdi. Parece loucura mas o clube existe de verdade em Parma, cidade natal do diretor do filme. Utilizando uma forma híbrida de documentário e ficção, Matei Zoni conta a história do carismático Giacomo Anelli, um menino de 11 anos, decidido por fazer parte desse círculo fechado. Giacomo considera Giuseppe Verdi um avô que nunca conheceu. Será que ele vai conseguir entrar para o clube dos 27? O filme aproxima a ópera dos mais jovens, emociona e diverte ao mesmo tempo.

Título Original: Il Club dei 27
Origem: Itália
Gênero: Documentário
Direção: Mateo Zoni
Duração: 63 min.
Elenco: Giacomo Anelli, Irene Carra, Ettore Scarpa, Noa Zatta.
Ano: 2017
Faixa etária: Livre

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Ennio Morricone ao vivo em Veneza - Giovanni Morricone

Em 2020 o mundo perdeu um dos maiores compositores de trilhas sonoras de cinema, o maior entre todos: Ennio Morricone. Arranjador e maestro, ele foi responsável pela composição de mais de 500 trilhas sonoras. Para encerrar a programação de cinema do “Mia Cara 2021” vamos lembrar as melodias que nos fizeram amar e sonhar num extraordinário concerto com o maestro italiano em Veneza. Nesse espetáculo inédito de quase duas horas, Morricone rege as principais trilhas sonoras de sua carreira na belíssima Praça de São Marcos, no coração da cidade de Veneza. Tudo é gravado, em alta definição, por várias câmeras de última geração, com áudio de excelente qualidade.

Título: Morricone por Morricone II – Ao Vivo em Veneza
Título original: Ennio Morricone Live in Venice – Peace Notes
País de produção: Itália
Ano de produção: 2007
Gênero: Musical
Direção: Giovanni Morricone
Elenco: Ennio Morricone (maestro), Roma Sinfonietta (orquestra), La Fenice – Venezia (coro), Susanna Rigacci (soprano)
Idioma: Inglês
Legenda: Português
Tempo de duração: 104 min.
Colorido
Faixa etária: Livre

Três Adágios
Era uma vez na América (“Deborah’s theme”) – 3:39
Os noivos (“Addio Monti”) – 3:18
Vatel – Um banquete para o rei – 4:23

Folhas dispersas
H2S – 2:31
Os sicilianos – 3:36
Numa noite, num jantar (“música tema”) – 3:37
Numa noite, num jantar (“Uno che grida amore”) – 4:47
Maddalena – 3:49

A modernidade do mito no cinema de Sergio Leone
Três homens em conflito (“música tema”) – 4:47
Era uma vez no Oeste – 3:04
Quando explode a vingança – 3:57
Três homens em conflito (“The ecstasy of gold”) – 3:03

Cinema social
A batalha de Argel – 3:29
Investigação sobre um cidadão acima de qualquer suspeita – 3:03
Páginas da revolução (“A brisa do coração”) – 3:17
A classe operária vai ao paraíso – 3:38
Pecados de guerra – 8:53
Queimada (“Abolição”) – 4:03

Cinema trágico, lírico e épico
O deserto dos tártaros – 3:34
Ricardo III – 3:26
A missão (“Gabriel’s Oboe”) – 2:16
A missão (“Falls”) – 2:57
A missão (“On Earth as it is in Heaven”) – 3:29
Cinema Paradiso – 5:51
Sacco & Vanzetti (“Here’s to You”) – 3.50

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Mostra Contemporânea 

Mostra Contemporânea

de 03 a 09 de junho

A Melhor Juventude - Marco Tullio Giordana

A saga de uma família italiana desde o fim dos anos 60 até o início dos anos 2000. Os irmãos Nicola (Luigi Lo Cascio) e Matteo Carati (Alessio Boni) dividem os mesmos sonhos, esperanças, leituras e amizades até o dia em que conhecem Giorgia (Jasmine Trinca), uma garota com distúrbios psíquicos. Nicola começa a militar no movimento estudantil e, mais tarde, se torna um psiquiatra, enquanto Matteo abandona os estudos e entra na polícia. O percurso dos dois e do resto da família é apresentado paralelamente a acontecimentos importantes da história recente da Itália: a inundação de Florença, a luta contra a máfia e os grandes jogos de futebol da seleção nacional.

Título original: La Meglio Gioventù
Ano de produção: 2003
País de produção: Itália
Direção: Marco Tullio Giordana
Elenco: Luigi Lo Cascio, Alessio Boni, Adriana Asti, Sonia Bergamasco, Fabrizio Gifuni e Maya Sansa.
Gênero: Drama
Áudio: italiano
Legendas: português
Colorido
Tempo de duração: 366 minutos *O filme será exibido em duas partes.
Faixa etária: 16 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

A Vida em Família - Edoardo Winspeare

Na aldeia esquecida por Deus de Desperata, no sul da Itália, o prefeito Filippo Pisanelli tem plena certeza de que está na profissão errada. Para aliviar sua depressão, ele usa seu amor pela poesia para dar aulas acaloradas a presos, sendo essa a única coisa que o faz manter-se no posto. Porém, um encontro dele e de outros companheiros com a arte mudará suas vidas completamente.

Título original: La Vita in Comune
Ano de produção: 2017
País de produção: Itália
Direção: Edoardo Winspeare
Elenco: Gustavo Caputo, Antonio Carluccio, Claudio Giangreco e Celeste Casciaro.
Gênero: Comédia
Áudio: italiano
Legendas: português
Colorido
Tempo de duração: 110 minutos
Faixa etária: 12 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Emma e as Cores Da Vida - Silvio Soldini

Teo (Adriano Giannini) é um mulherengo publicitário que divide seu tempo entre a amante, a namorada e a elaboração de mentiras. Um dia seu caminho cruza com o de Emma (Valeria Golino), uma osteopata cega, e o que começa como mais um mero jogo de sedução se transforma numa relação inesperadamente íntima.

Título original: Il Colore Nascosto delle Cose
Ano de produção: 2017
País de produção: Itália / Suíça
Direção: Silvio Soldini
Elenco: Valeria Golino, Adriano Giannini, Anna Ferzetti, Mattia Sbragia e Valentina Carnelutti.
Gênero: Romance
Áudio: italiano
Legendas: português
Colorido
Tempo de duração: 115 minutos
Faixa etária: 14 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Dogman - Matteo Garrone

Marcello (Marcello Fonte), um humilde funcionário da petshop “Dogman”, localizada na periferia de Roma, se envolveu em um dos piores crimes já registrados na história da Itália. Dominado por um sentimento de vingança incontrolável, ele decidiu torturar, durante horas, um ex boxeador que atormentava todos os moradores do bairro em que vivia.

Título original: Dogman
Ano de produção: 2018
País de produção: Itália / França
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Marcello Fonte, Edoardo Pesce, Adamo Dionisi, Francesco Acquaroli, Aniello Arena e Mirko Frezza.
Gênero: Policial
Áudio: italiano
Legendas: português
Colorido
Tempo de duração: 103 minutos
Faixa etária: 16 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

O Caravaggio Roubado - Roberto Ardò

Valeria (Micaela Ramazzotti) é a jovem secretária de um produtor de cinema, mora com a mãe e é escritora fantasma para um roteirista de sucesso. Quando ela recebe de presente de um estranho uma trama de filme com o nome de “A História Sem Nome”, contando a história do misterioso roubo da pintura Natività de Caravaggio, ela se vê imersa em uma implacável conspiração.

Título original: Una Storia Senza Nome
Ano de produção: 2018
País de produção: Itália / França
Direção: Roberto Ardò. Elenco
Elenco: Micaela Ramazzotti, Alessandro Gassman, Laura Morante, Jerzy Skolimowski, Renato Carpentieri e Anotnio Catania.
Gênero: Suspense
Áudio: italiano
Legendas: português
Colorido
Tempo de duração: 110 minutos
Faixa etária: 14 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.

Martin Eden - Pietro Marcello

Martin Eden (Luca Marinelli) é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Encarando um novo mundo, ele se apaixona e descobre como escritores são vistos em uma sociedade aristocrática. Se sentindo deslocado de tudo que faz parte de sua essência, o rapaz percebe que não há como voltar para o que costumava ser. Enquanto tenta publicar alguma obra de grande sucesso, Martin se questiona sobre o mercado literário, a sociedade e sua própria natureza como criador.

Título original: Martin Eden
Ano de produção: 2019
País de produção: Itália / França / Alemanha
Direção: Pietro Marcello
Elenco: Luca Marinelli, Marco Leonardi, Pietro Ragusa, Chiara Francini, Aniello Arena e Gaetano Bruno.
Gênero: Drama
Áudio: italiano
Legendas: português
Colorido
Tempo de duração: 129 minutos
Faixa etária: 14 anos

A programação da Mostra Clássica do Mia Cara esta disponível gratuitamente no Cine Passeio Virtual.