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dança

Entrevista com Alessandro Lumare (IT)

Entrevista com Alessandro Lumare (IT)

26 de maio - 10H

Segni Mossi é um projeto de pesquisa nascido em 2014 pelo artista plástico Alessandro Lumare e pela coreógrafa Simona Lobefaro com o objetivo de investigar a interação entre dança e signo gráfico com crianças e adultos. Tem parceria com Mus-e Italia para promover a inclusão social por meio da arte em escolas públicas primárias de Roma (IT). Foi selecionado pela organização HundrED como um dos 100 projetos de educação inovadores em todo o mundo para os anos de 2017 e 2019. Tem sido realizando cursos de treinamento, performances e workshops em mais de vinte países.

Realização: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
Entrevistado: Alessandro Lumare (IT)
Ano de Produção: 2019

MasterClass “Make yourself uncomfortable” 

MasterClass “Make yourself uncomfortable”

29 de maio - 10H

“Sinta-se desconfortável”
As dificuldades são oportunidades… e se não houver nós as inventamos! Meses de isolamento durante o bloqueio nos fizeram reinventar cada centímetro de nossa casa. Por que não continuar a exploração pelo monitor do computador? Como sondar a distância da web? Onde nos encontrar? Com quais sentidos? Brincaremos com o espaço dos nossos quartos, com outros, com marcadores, folhas de papel e fita adesiva, mas sobretudo com dificuldade.

MasterClass: “Make yourself uncomfortable” com Segni Mossi
Horário: Das 10h às 12h (Duração: 2 h)
Faixa etária: adultos
Destinado a: Educadores, bailarinos, arte terapeutas, mentes curiosas.
Realizada em Formato remoto através da plataforma ZOOM com tradução simultânea (Italiano / Português)
Inscrições gratuitas através do link:
www.sympla.com.br/casahoffmann
Período de inscrição: De 20/05 a 25/05
Divulgação das(os) selecionadas(os) por e-mail: Dia 27/05 (quinta-feira)
Quantidade de vagas: 20 pessoas

Palestra Armando Menicacci

Palestra Armando Menicacci

05 de junho - 18H

O que é presencia hoje para pessoas bloqueadas em distanciamento social? Como evolve a telepresencia no âmbito das artes cênicas? Hoje, é possível mesclar as presenças, as danças de corpos fisicamente distantes e mesclá-las na mesma imagem, no mesmo espaço audiovisual, para fazer performers distantes dançar e brincar JUNTOS enviando o resultado em streaming no Facebook, Youtube etc. .). Armando Menicacci vai falar da evolução da telepresencia como estado intermediário entre presencia e ausência e vai mostrar as técnicas e as ferramentas para realizar Teleperformance.

Faixa etária: A partir dos 18 anos
Público alvo: Artistas e técnicos das artes cênicas. Pesquisadores em artes cênicas e em novas mídias
Duração: 2h
Local: youtube Mia Cara
Com Tradução em Libras

Sobre

Armando Menicacci

Armando Menicacci

The Other Side Fondazione Nazionale della Danza / Aterballetto  e La Toscanini

The Other Side - Fondazione Nazionale della Danza / Aterballetto e La Toscanini

de 05 a 11 de junho

Da The Waste Land di T.S. Eliot - 1922

1. I will show you something different from either
Your shadow at morning
Striding behind you
Or your shadow at evening
Rising to meet you
I will show you fear in a handful of dust
You gave me hyacinths first
The called me the hyacinth girl
Yet when we came back, from the hyacinth garden,
Yours arms full, and your hair wet, I could not
Speak, and my eyes failed, I was neither
Living nor dead, and I knew nothing.
Looking into the heart of light, the silence.

2. What is that noise?”
The wind under the door
“What is that noise now?
What is the wind doing?E
Nothing again nothing
“Do you know nothing?
Do you see nothing?
Do you remember nothing?”

3. Who is the third who walks always beside you?
When I count, there are only you and I together
But when I look ahead, up the white road
There is always another one walking beside you,
Gliding wrapt in a brown mantle, hooded
I do not know whether a man or a woman
But who is that on the other side of you?”

 

1.Eu vos mostrarei algo diferente
da vossa sombra que pela manhã vos segue com longos passos, ou de vossa sombra que ao anoitecer se ergue ao vosso encontro.
Vos mostrarei o medo em um punhado de pó.
Há um ano você me deu jacintos pela primeira vez
Eles me chamaram a moça dos jacintos
No entanto, quando voltamos tarde, do jardim dos jacintos,
com teus braços carregados, teus cabelos molhados ,
eu não podia falar, meus olhos ficaram turvos, não estava nem vivo nem morto , e eu de nada sabia
enquanto olhava para o coração da luz, o silêncio.

2.Que barulho e esse?
O vento debaixo da porta.
E agora que barulho è esse? O que o vento está fazendo?
Nada ainda nada
E você não sabe de nada? Não vê nada?
Não se lembra de nada?

3.Quem é este terceiro que anda sempre ao seu lado?
Quando eu conto somos apenas você e eu juntos
Mas quando eu olho à frente ao longo da estrada branca
Há sempre outro caminhando ao seu lado
Desliza envolto em um manto marrom, encapuzado
Não sei se é homem ou mulher
Mas quem é este que te está do outro lado?

Quatro linguagens se incontram e oferecem sua contribuição própria para uma criação “time & site specific”, nascida nos tempo de isolamento mas gradualmente se tornou um articulado e complexo canteiro de pesquisa.

Uma história ( de Simone Giorgi) de solidões que se perseguem de um lado ao outro das paredes, através da linha de grandes peças de repertório ( Ludwig van Beethoven) ou de músicas escritas para a ocasião (por Fabio Massimo Capogrosso)

Eis o ponto de partida para a pesquisa coreográfica (de Saul Daniele Ardillo) em torno dos corpos dos dançarinos que estão isolados de uma epidemia durante a primavera de 2020, mas que poderiam estar em qualquer primavera de suas (e nossas) vidas.

Sob o olhar e o ritmo de montagem de Valeria Civardi. Com as sugestões de uma obra pictórica de Luisa Rabbia, ao mesmo tempo evocativa e material.

A Fundação Nacional da dança/ Arteballetto de Reggio Emilia e La Toscanini de Parma trabalham juntas durante os meses de maio e junho para a realização de uma “(vídeo)criação musical e coreográfica com a participação dos dançarinos da companhia e os músicos da Filarmônica Arturo Toscanini. Esta nova “criação à distância” parte da experiência de 1 meter CLOSER, produzida no mês de abril e apresentada pela RAI no dia Dia mundial da danza, em 29 de abril.

Porém, desta vez o jogo se torna um pouco mais complexo.

“O diálogo com La Toscanini já começou, o que nos interessa particularmente”, explica Gigi Cristoforetti, diretor da Fundação de dança/ Arteballetto. “Neste período não estamos fazendo quase nada daquilo que havíamos previsto. Um desastre ao qual não nos dobraremos e aproveitamos para aprofundar dimensões artísticas que tanto prezamos e para as quais nunca tínhamos tempo. A vídeo dança, em particular, nos permite ter contato com novos públicos, e o dialogo interdisciplinar é uma das apostas mais importantes da contemporaneidade. Por este motivo estou particularmente feliz que o Ravenna Festival, nosso parceiro, esteja nos acompanhando neste momento em que devemos adiar a estreia de Don Juan (que estava marcada para junho no Teatro Dante Alighieri de Ravenna), e que também a Coleção Maramotti seja nossa cúmplice, acrescentando uma linguagem e um artista ao projeto.”, conclui Cristoforetti.

“A oportunidade de colaborar com a Fundação Nacional de Dança/ Aterballetto de fato ocorreu em um momento particular, ainda que a ideia de se fazer, em longo prazo, já tivesse sido iniciada alguns meses antes”, reitera Alberto Triola, superintendente e diretor artístico da La Toscanini. “O projeto envolve energias criativas em sentido estrito. Juntamente com a companhia de dança participam três dos nossos músicos e além da homenagem a Beethoven, apresenta também a música de Fabio Massimo Capogrosso (o nosso compositor em residência para esta temporada) com uma obra especialmente concebida. Em tempos de isolamento, a nova criação acolhe e depois libera uma forte tensão que se transforma na tensão harmônica de uma alma chamada a se encontrar com todas as demais vozes envolvidas: músicos, dançarinos e o público”.

“Gigi Cristoforetti, timoneiro do Aterbaletto durante esta tempestade – afirma o Conselheiro de Cultura da Região da Emilia Romagna, Mauro Felicori – foi um dos primeiros a entender que era preciso reagir à epidemia. Embora a fisicalidade coletiva da dança, além do problema da proximidade com o público, pudesse desestimular qualquer atividade, a fundação regional, com sede em Reggio Emilia, propôs “1 meter CLOSER”, fazendo com que artistas que estão a quilômetros de distância dancem juntos. E agora responde por um novo vídeo, “The Other Side”, desta vez fruto da colaboração com Alberto Triola e com La Toscanini, também transmitido pela RAI 5, jamais elogiado o suficiente. Cristoforetti entendeu que, ainda que a epidemia passasse, limitando-se a causar danos gravíssimos e, assim, apareça apenas como um interlúdio, ainda que doloroso, os espetáculos ao vivo não serão mais o que eram: isto porque a distância agravou dramaticamente a relação entre o teatro e o público que já era crítica antes do vírus, em razão dos altos custos diante de um público já limitado; e também porque os espaços históricos, o orgulho da Itália, antes mesmo da epidemia ser um problema para a escrita contemporânea se mostravam restritivos e vinculantes e, a partir de agora, se mostrarão ainda mais do que antes.

Precisamos, portanto, de novos espaços – acrescenta o assessor- e estamos refletindo a respeito. Entretanto, acima de tudo, será necessário explorar com coragem e inventividade todo o potencial presente no digital, assim como Arteballetto está começando a fazer, através de novos produtos e novos canais de diálogo com o público.

O espetáculo ao vivo na versão digital não é apenas seu reflexo no espelho, não é somente a filmagem do palco, mas sim uma verdadeira produção paralela, com sua linguagem própria.

Produtos e novos canais de diálogo com o público. O show ao vivo em digital não é apenas o espelhamento, a videogravação do palco, mas uma verdadeira produção paralela, com linguagem própria.

Concepção: Saul Daniele Ardillo e Simone Giorgi
Coreografia: Saul Daniele Ardillo
Dramaturgia: Simone Giorgi
Filmmaker – edição: Valeria Civardi
Música: Ludwig van Beethoven (Sonata in E flat major n. 26 Op. 81 “Les adieux” – II movement – Andante Espressivo; Trio in C minor n. 3 Op. 1 – IV movement – Finale Prestissimo; Symphony in A major n.7 Op. 92 – transcription for trio – II movement – Allegretto)
Composição musical original: Fabio Massimo Capogrosso
Dançarinos: Noemi Arcangeli, Damiano Artale, Estelle Bovay, Hektor Budlla, Martina Forioso, Clément Haenen, Philippe Kratz, Ina Lesnakowski, Grace Lyell, Ivana Mastroviti, Giulio Pighini, Roberto Tedesco, Hélias Tur – Dorvault, Serena Vinzio
Músicos: Mihaela Costea (violin), Pietro Nappi (cello), Orazio Sciortino (piano)
Com o apoio de Collezione Maramotti, Reggio Emilia
Agradecimentos a Luisa Rabbia por sua arte.
Love
2017
colored pencils, acrylic, fingerprints on canvas 274 x 513 cm
©️ Luisa Rabbia
Texto de T.S. Eliot, The Waste Land, 1922

Produção: Fondazione Nazionale della Danza / Aterballetto and La Toscanini
Com o apoio de Collezione Maramotti, Reggio Emilia
Em parceria com o Ravenna Festival
Produção Executiva: Fondazione Nazionale della Danza / Aterballetto
Patrocínio ADAM shoe design